Pular para o conteúdo

6 apps muito úteis que podem facilitar a vida de estudantes

  • por
Anúncios

Os aplicativos de aprendizado podem ser uma ótima maneira de obter melhores notas, pois a plataforma facilita o processo de aprendizado dos alunos. A Google Play Store e a App Store oferecem aos alunos serviços como serviços que os ajudam a ter mais foco e organização no dia a dia, como o Trello; e até sites que ensinam novos idiomas de forma simples e prática, como o Duolingo. Então confira abaixo nossa lista com seis apps que são ótimos para estudar.

 

1. Trello

O Trello é um gerenciador de projetos online intuitivo que pode ser um grande aliado na hora de organizar seu próprio aprendizado. Com ele, é possível criar diversos “quadros” – ou seja, tabelas virtuais relacionadas a um determinado tema – para cada objeto de pesquisa. Dentro deles, você pode inserir cartões para identificar as tarefas que precisam ser feitas – como revisão de provas e práticas pendentes.

O app permite definir datas de entrega e enviar lembretes, além de oferecer opções de etiqueta e checklist. Quadros de colaboração também podem ser criados para que várias pessoas possam visualizar as tarefas – isso é útil para trabalhos em grupo, por exemplo. O Trello é gratuito para Android e iOS, bem como uma versão web.

2. Evernote

O Evernote é como um caderno digital. O aplicativo permite que você crie um repositório inteiro e colete informações importantes em um só lugar — ou seja, crie “cadernos” e recorte tópicos coletados na Internet, grave notas, capture áudio de palestras e tire fotos de cadernos sala de aula.professor e armazená-los diretamente no aplicativo.

Para manter o processo mais organizado, você pode criar tags por tópicos, o que facilita a localização de arquivos específicos. Além disso, todo o conteúdo armazenado no app pode ser compartilhado com outras pessoas, o que também é útil para grupos de estudo. O Evernote é gratuito para instalar em telefones Android e iPhone (iOS), mas oferece compras no aplicativo.

3. Duolingo

Duolingo é um aplicativo para aprender vários idiomas como inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e até idiomas atípicos como o esperanto. O aplicativo funciona por meio de um sistema de recompensa. Assim, a cada meta alcançada, os alunos desbloqueiam novos níveis. O formato induz a disciplina no usuário, exigindo a realização diária de tarefas.

As tarefas são customizadas ao nível do usuário e incluem a tradução de frases curtas do cotidiano, além de testes de compreensão oral via áudio. A plataforma é ideal para quem quer aprender um novo idioma desde cedo, e está disponível para Android e iOS com opção de compra no app.

4. PhotoMath

Com PhotoMath você pode resolver todos os tipos de problemas matemáticos, desde os cálculos mais básicos até os mais avançados. O conselho do aplicativo é simples, mas incrivelmente útil: funciona como um scanner, onde os usuários podem tirar uma foto prática ou fazer upload de uma foto de sua galeria e obter a resposta para a equação em segundos.

Curiosamente, o app mostra passo a passo a solução, fator que trabalha o raciocínio lógico dos alunos. Portanto, a abordagem não é “copiar” a resposta, mas entender como a resposta foi obtida para realmente ensinar como tomar uma decisão. O aplicativo é gratuito para instalar no Android e iOS.

5. Michaelis Guia Prático da Nova Ortografia

Disponível gratuitamente para celulares Android e iPhone (iOS), o Mile Dictionary traz um guia prático que pode ser de grande ajuda quando você tem dúvidas de vocabulário e gramática. Ele contém seções que mostram mudanças no alfabeto, uso adequado de sinais diacríticos e hífen e novas regras de acento. Dessa forma, os aplicativos podem consultar e gravar corretamente como uma fonte segura.

6. Productivity Challenge Timer

Manter o foco e a produtividade em meio a tantos estímulos diários pode ser difícil, mas o aplicativo Productivity Challenge Timer pode ajudar nisso. Com ele, as tarefas podem ser realizadas por meio da Técnica Pomodoro, que aciona um cronômetro para manter o foco em intervalos pré-definidos. Para cada projeto podem ser estabelecidos tempos diferentes.

O aplicativo apresenta “desafios” aos alunos, e a nota muda de acordo com o desempenho alcançado. O Productivity Challenge Time está disponível apenas em inglês e pode ser instalado gratuitamente em dispositivos Android e iOS, com uma opção paga no aplicativo.

 

Carregando…

Divulgado calendário PIS/PASEP 2023