Encontrar empregos é facilitado com aplicativos móveis como Catho, LinkedIn e InfoJobs. A ferramenta para Android e iPhone (iOS) oferece vagas em todas as áreas do mercado. Dessa forma, o trabalhador pode cadastrar seu currículo e entrar em contato com a empresa para a qual deseja se candidatar a uma vaga. Essas plataformas são baixadas gratuitamente no Google Play e na App Store e permitem encontrar recomendações em todo o país com base na área de especialização do usuário.
Para aumentar suas chances de colocação por meio do aplicativo, é recomendável cadastrar todos os seus dados pessoais, formação do aluno e experiência profissional anterior. Essa medida garante uma análise detalhada do perfil da empresa.
Confira abaixo uma lista elaborada pelo TechTudo com seis aplicativos desenvolvidos para encontrar vagas de emprego pelo celular.
1. VAGAS
O aplicativo VAGAS é gratuito e sincroniza todas as informações do site de mesmo nome – caso o trabalhador ainda não seja cadastrado, ele deve criar uma conta para acessá-lo. Do seu telefone, você pode preencher os horários completos das aulas, adicionar fotos e pesquisar vagas de emprego em todo o país. O sistema de busca permite filtrar por cargo, empresa, localidade ou pelo próprio identificador da plataforma. A oportunidade oferecida inclui os atributos necessários para a vaga, a descrição do perfil profissional desejado e os requisitos necessários para a candidatura ao investimento.
O aplicativo exibe um histórico detalhado do aplicativo de cada usuário em um formato de linha do tempo. Isso permite que você verifique se a empresa revisou o currículo ou forneceu algum feedback, positivo ou negativo, sobre possíveis seleções. Uma guia específica salva pesquisas relacionadas a empregos, economizando tempo na pesquisa de empregos.
2. Indeed
Pesquise vagas no Indeed sem precisar se cadastrar, pois o app mostra oportunidades de emprego para qualquer usuário gratuitamente. Dessa forma, basta digitar o local e local desejado e as opções disponíveis serão exibidas. No entanto, se o usuário encontrar uma vaga de emprego que corresponda ao seu perfil, ele precisará abrir uma conta para preencher o cronograma de aulas e se inscrever. Os interessados podem filtrar as vagas disponíveis entre emprego permanente, trabalho temporário, estágios, trabalho por conta própria, estágios e outros.
As oportunidades são apresentadas em um layout simples e indicam as responsabilidades que o colaborador irá assumir e os requisitos necessários para investir na vaga. As empresas de publicidade podem ser avaliadas pelos usuários em um sistema de uma a cinco estrelas, o que representa a satisfação dos funcionários em trabalhar para a empresa. Os usuários também podem considerar esse indicador ao se inscrever.
3. InfoJobs
A página inicial do InfoJobs permite que você pesquise vagas de emprego com base na função, localização ou área de especialização desejada – o aplicativo exibe opções pré-determinadas, como ‘Gerenciamento’, ‘Comunicações’, ‘Vendas’ e ‘Engenharia’, que facilita a busca. O usuário pode acessar a data de publicação da oportunidade para evitar o cadastro em vagas antigas ou já preenchidas.
Para se candidatar às vagas abertas, o candidato precisa se cadastrar no aplicativo e fazer login para preencher o cronograma de aulas. O trabalhador pode investir em algumas vagas gratuitamente, mas outras, consideradas exclusivas, exigem uma conta premium, que começa em R$ 33,90 por mês.
4. Catho
Como uma das plataformas online de empregos mais conhecidas do país, a Catho também possui aplicativos para celulares Google e Apple. Além de cargos e localidades, os usuários também podem pesquisar vagas com base em seu perfil para determinar o valor salarial desejado e até mesmo marcar opções como favoritas para encontrá-las mais rapidamente no futuro. O sistema também mostra há quanto tempo uma empresa está anunciando na plataforma e o número de empregos que ela gerou para garantir a credibilidade da empresa.
O aplicativo é gratuito para usar sem fazer login. Uma conta de serviço é necessária para os interessados em se candidatar a vagas de emprego. O plano começa em R$ 84,90 por mês – um teste gratuito de 30 dias está disponível. Os planos pagos também oferecem orientação profissional especializada, pacotes de benefícios institucionais e cursos exclusivos. Para acessar, basta usar os dados do e-mail ou conta do Facebook.
5. TAQE
Por meio de uma interface semelhante a uma rede social estilo Tinder, o TAQE – Vagas de Emprego possibilita o “matching” entre candidatos e vagas de emprego. A plataforma apresenta as vagas de emprego de forma a encontrar os perfis mais adequados para as mesmas. Para isso, o software analisa os profissionais aplicando disciplinas como testes de personalidade, lógica, português e muito mais. Com base no sistema de pontuação, os usuários podem desbloquear mais vagas e novas funcionalidades com base nas atividades que realizam na plataforma. O serviço também ajuda a preparar os candidatos por meio de cursos, testes de carreira interativos e habilidades de recursos humanos (RH).