Cartão de crédito sem limite existe? Saiba tudo aqui

Já imaginou se você tivesse a sua disposição um cartão de crédito sem limite para fazer suas compras. Ou então ter sempre uma opção salvadora para os momentos de imprevistos e urgências financeiras, seria incrível não é mesmo? Mas, será que esse cartão existe?

Anúncios

Ficou curioso? Quer saber se existe um cartão de crédito sem limite ou se isto não passa de um mito? Então continue sua leitura e descubra!

O que é o limite do cartão de crédito?

Cartão de crédito sem limite existe

Antes de descobrir se existe ou não um cartão de crédito sem limite, é importante que saiba o que exatamente representa o limite do cartão de crédito.

Basicamente, o cartão de crédito funciona como uma espécie de empréstimo. Ou seja, todo mês, o banco concede um valor pré-determinado emprestado para que você possa fazer as suas compras. E, ao final do mês, caso haja o pagamento do valor integral gasto, você não pagará por qualquer juros.

Esse valor mensal emprestado é, justamente, o limite do seu cartão de crédito. E cada instituição financeira, baseada em critérios próprios, estabelecerá qual a quantia confiada a cada cliente. Mas, em geral, leva-se em conta:

Anúncios
  • Score do cliente;
  • Renda mensal;
  • Perfil de crédito;
  • Ausência de registro em SPC e Serasa.

Existe cartão de crédito sem limite?

A resposta é não. Apesar de haver esse tipo de informação circulando em algumas vias de comunicação e publicidade, a verdade é que não existe um cartão de crédito sem limite. O que existe é um cartão sem limite pré-determinado. E o que isso significa?

Significa que, baseado no comportamento do cliente – renda mensal, histórico de compras, adimplência etc -, o banco pode dar um cartão de crédito que não tem, de antemão, um valor máximo a ser gasto naquele mês. Contudo, isso não significa que as compras feitas não sejam recusadas quando atingido um patamar de gastos que possivelmente não será quitado pelo cliente.

Ou seja, não ter um crédito já estabelecido não faz com que ele seja infinito. E, mais que isso, a operadora do cartão sempre avalia e tem ciência do comportamento de seus clientes, como média de gastos e ganhos. Portanto, ela não oferece créditos muitos acima daquilo que uma pessoa efetivamente pode pagar.

Qual a diferença para as opções com limite alto?

A única diferença entre ambos é que no caso do cartão com limite alto, o cliente sabe exatamente qual o seu limite de compras com o cartão. Isso, por sua vez, pode trazer uma sensação de segurança financeira maior que em relação ao chamado cartão de crédito sem limite.

De qualquer forma, os bancos oferecem ambos os cartões somente a clientes selecionados e em raras ocasiões. Isso porque as instituições fazem uma minuciosa análise do perfil da pessoa e projeta a probabilidade de inadimplência.

Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo apontam que, em 2020, 1 em cada 4 brasileiros estava com problemas financeiros e dívidas, sendo que aquela referente ao cartão de crédito é das mais presentes na realidade do Brasil, indicada como a terceira maior motivação de endividamento.

Por isso mesmo, almejar por um cartão sem limite ou então com limite alto, pode ser algo bastante perigoso. O ideal é sempre equilibrar seus gastos e ganhos, com um saldo positivo ao final do mês. Independentemente de qual seja o limite de seu cartão, no final das contas, isso não é garantia de nada.

Agora que você já sabe a verdade sobre o cartão de crédito sem limite. E, ainda, que esse serviço bancário pode gerar dívidas muito expressivas no Brasil, procure tomar cuidado na próxima vez que pedir para aumentar seu limite. Além disso, sempre controle seus gastos, garantindo, assim uma vida financeira mais saudável e próspera.

Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais:
Imagem padrão
Karina Matos
Artigos: 31