Pular para o conteúdo

Carteira do idoso: saiba tudo sobre o benefício

  • por

Quem tem mais de 60 anos tem direito a este auxílio que oferece diversos benefícios aos idosos. Acompanhe!

Primeiramente, a carteira do idoso é um benefício do Governo Federal para trazer facilidades para qualquer idoso, entre elas estacionamento gratuito, desconto em passagens de ônibus urbano e gratuidade em linhas interestaduais.

Muitos idosos nem sabem que podem acessar os benefícios, mas é importante destacar que o único critério não envolve somente idade, mas outras informações, cadastros e exigência de valor máximo de renda.

Agora que você tem ideia de que benefício é esse, acompanhe conosco neste artigo como seus pais, avós ou até mesmo você pode acessar este benefício bastante desconhecido em alguns estados do país. Vamos lá!

Carteira do idoso: os benefícios

A partir do momento que há a cedência da Carteira da Pessoa Idosa ao usuário, ela serve como comprovação de renda para conseguir passagens gratuitas em transporte interestadual, quando o idoso tem direito a duas vagas por veículo ou o desconto de 50% no valor das passagens para beneficiários com renda igual, ou inferior a dois salários mínimos.

Atualmente, esse documento conta com QR Code, informações de identificação do idoso e código de verificação, com detalhes sobre a validade da carteira. É importante destacar que o idoso, quando possui maneiras de comprovar renda, não precisa da carteira para acessar passagens, portanto, somente deve apresentar o comprovante que mostre até dois salários mínimos e documento com foto.

Somente idosos podem utilizar o serviço, ou seja, aqueles(as) que tem a partir de 60 anos e se cadastrou no Cadastro Único para Programas Social do Governo Federal e possua renda de até dois salários mínimos. Entre em contato com qualquer Centro de Referência da Assistência Social, o CRAS que lá haverá orientação para o cadastro e inserção no benefício.

Não se esqueça de sempre ficar de olho no cartão: ele tem validade para o uso. Após dois anos, o usuário precisa fazer a renovação e isso só acontece quando há atualização no cadastro feito no CRAS. Portanto, informe sempre o governo sobre mudanças de renda e etc, já que seu benefício pode ser bloqueado automaticamente caso isso não ocorra!

Etapas para conseguir sua carteira

Em detalhes, você saberá como conseguir esses benefícios, e, até mesmo, nem sair de casa para iniciar o processo de cadastro. Veja a seguir quais as etapas para ter sua Carteira da Pessoa Idosa.

Requerimento da carteira

Se tiver acesso à internet, entre neste endereço: https://carteiraidoso.cidadania.gov.br/. Assim, você irá iniciar o processo pela internet, mas, se preferir que seja pessoalmente, é preciso ir até o CRAS mais próximo a você. Leve no CRAS seus documentos pessoais, comprovantes que mostrem a renda atual e o NIS, o Número de Inscrição Social.

O NIS só é oferecido quando há cadastro do CadÚnico. Portanto, se as equipes do CRAS perceberem não haver essa etapa, ela será feita antes de solicitar a carteira do idoso. O tempo estimado para aprovação da carteira e aprovação no CadÚnico é de 45 dias segundo o governo federal, portanto, fique de olho nas movimentações. 

Pela internet

Acesse o endereço https://carteiraidoso.cidadania.gov.br/. Clique em emitir carteira e faça login no portal do governo federal, o gov.br. Se acaso não possuir esse cadastro, será preciso fazê-lo, ou seja, criar uma senha para concluir a solicitação. Confirme através do e-mail de mais uso e volte para a página do pedido da carteira.

Após fazer o login, uma tela solicitando autorização para usar seus dados aparecerá, então, clique em “autorizar”. Agora você estará na tela principal, onde escolherá a opção “emitir carteira de pessoa idosa”. Ao concluir, salve ou imprima a confirmação e acompanhe pelo e-mail as novidades!

Pelo CRAS

Vá até o CRAS do seu bairro com CPF, número do NIS e documento com foto. Caso não tenha o NIS, crie com a equipe do CRAS para fazer o pedido. Como já citamos acima, o prazo de espera ultrapassa um mês, mas é possível pedir urgência pessoalmente no CRAS. Comprovando os motivos, o idoso acessa uma declaração provisória e pode iniciar o uso do benefício.

Bilhete do idoso x Carteira do idoso

Você sabia que existe diferença entre o Bilhete e a Carteira do idoso? Isso mesmo! Normalmente, a primeira opção é utilizada pelos municípios para facilitar o transporte para os idosos. Em muitos casos, o mesmo idoso pode acessar ambos os benefícios.

Presente nas cidades do estado de São Paulo, o idoso consegue acesso gratuito ou com descontos em ônibus municipais, acessando o transporte somente apresentando o bilhete do idoso.

Muitos estados aderem a este bilhete, e é importante verificar nas Secretarias de Idosos se é possível também conquistar esta gratuidade. Procure o CRAS e tire suas dúvidas para acessar um ou mais benefícios disponíveis.

Outros benefícios para idosos

Muitos estados aderem programas de benefícios para os idosos a partir de 60 ou 65 anos, e agora traremos alguns descontos e gratuidades importantes para essa faixa-etária que você nem sabia existir!

  • Isenção de IPTU. Alguns municípios oferecem gratuidade neste imposto anual para donos de imóveis. Procure a prefeitura da sua cidade e descubra se é possível não pagar a taxa graças a idade.
  • Meia entrada. Idosos a partir dos 60 anos tem direito a 50% de desconto em atividades esportivas, culturais e de lazer graças ao Estatuto do Idoso. Mostre sua identidade e pague menos por shows e grandes eventos!
  • Prioridade na conquista da casa própria. Segundo a lei, 3% das unidades habitacionais disponíveis em programas habitacionais devem ser direcionadas aos idosos, que podem também conseguir financiamentos de acordo com sua renda. Para saber mais, entre em contato com a empresa responsável pelo processo de financiamento.
  • Gratuidade em passagens. Já citamos isso em relação à Carteira do Idoso, mas você sabia que o Estatuto do Idoso já garante os benefícios mesmo sem a carteira? Apresente seus documentos e também comprovantes de renda, mas atenção! A solicitação deve ser feita com 3 horas de antecedência.

Carregando…

0