Em uma situação econômica delicada, portanto, para a vida financeira dos brasileiros, milhões de consumidores têm dificuldade em manter suas contas em dia e precisam saber se estão inadimplentes.
Segundo estudo da Serasa e dados coletados na última versão do mapa padrão do Brasil, mais de 62,5 milhões de brasileiros testaram negativo, representando mais da metade da população adulta do país.
Nesse cenário, o papel da Serasa é ajudar o consumidor a sair do endividamento. Como primeiro passo, mostraremos agora o que você precisa fazer para saber se seu nome é indecente.
Em primeiro lugar, o que significa dever na praça?
Há nome sujo ou CPF negativo quando não pagamos algo na data prevista. A empresa credora, então, cadastra o consumidor no cadastro de inadimplentes de alguns órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa.
No entanto, antes de entrar nesta listagem, os consumidores receberão comunicações por carta ou e-mail. Essa mensagem informa ao consumidor que ele possui uma dívida financeira com uma empresa e o período pelo qual seu nome ficará registrado no cadastro de inadimplentes. Após esse período, o não pagamento torna o CPF negativo.
Quais as consequências de ter o nome sujo?
Pessoas com má reputação estão mais preocupadas com as consequências dessa situação. Confira algumas delas:
dificuldade em conseguir crédito
Por exemplo, quando você tem uma má reputação, muitas vezes surgem dúvidas imediatas sobre a possibilidade de obter um empréstimo, cartão de crédito ou financiamento de uma instituição bancária. A resposta é sim, mas um nome sem nome reduz – e dramaticamente – suas chances de ser aprovado.
Isso porque, na análise de crédito, normalmente as agências analisam a situação financeira de cada consumidor. Ao determinar que sua conta não está em dia, a empresa pode entender que conceder crédito a você é arriscado e negar a solicitação.
Dificuldade de parcelar
Além disso, consumidores inadimplentes também não conseguem parcelar, dificultando o acesso às instituições privadas de ensino (escolas e faculdades).
restrições aos bancos
Os consumidores ainda podem ter dificuldades para abrir novas contas correntes. Em alguns casos, como o valor da dívida é muito alto, os recursos disponíveis na conta bancária do consumidor podem ser usados judicialmente para saldar dívidas, bem como imóveis e veículos – mas apenas algumas empresas estão autorizadas a fazer isso transações e deve contatá-los com antecedência comunicação com o consumidor.
baixa pontuação
Ao ficar com o nome sujo, seu score de crédito (conhecido como Serasa Score 2.0) também cairá rapidamente. É essa pontuação que indica ao mercado se você é um bom pagador.
No Serasa Score 2.0, quem tem nota abaixo de 500 já está na faixa considerada baixa, com poucas chances de conseguir crédito em uma instituição financeira.
Como saber se meu nome está sujo?
Para saber se seu nome está manchado, basta consultar seu CPF pelo site ou aplicativo Serasa (disponível no Google Play e App Store). Lá você pode verificar se existe alguma dívida negativada em nosso banco de dados e, caso sim, também pode consultar informações detalhadas sobre essa dívida, como data da negativa, valor pendente e dados da empresa credora. isso é muito simples:
- Acesse o site ou aplicativo da Serasa e clique em “Consultar CPF grátis “.
- Digite seu login e senha. Se não tiver, faça um cadastro gratuito na hora.
- Clique em “Meu CPF” e faça a consulta gratuitamente. Na mesma plataforma, você também pode verificar seu Serasa Score 2.0.