Juros do cartão de crédito: Saiba como escapar

Pagar o mínimo da fatura ou então atrasar o pagamento pode se tornar um grande problema quando você não saber lidar com os juros do cartão de crédito. Afinal de contas, os juros do cartão costumam ser altos, o que dificulta bastante na hora de equilibrar as finanças.

Anúncios

Contudo, você não precisa se desfazer dos seus cartões para resolver o problema, pois quando bem utilizados e gerenciados, esta modalidade de crédito representa uma grande aliada que traz muita praticidade no dia a dia.

Para escapar dos juros, você só precisa colocar em prática algumas dicas simples. Quer saber quais são elas? Então continue lendo esse post e confira as 3 melhores dicas para se livrar dos juros do cartão de crédito.

Como escapar dos juros do cartão de crédito – Pagamento em dia

juros do cartão de crédito

É imprescindível manter a atenção no dia em que o pagamento da fatura será efetuado. Quando você paga sua fatura em dia ou então antecipadamente a operadora do cartão não emite juros. Dessa forma seu dinheiro é direcionado apenas para o pagamento da dívida que você efetuou.

E para não correr o risco de atrasar sua fatura, a dica é investir no planejamento e organização das finanças. Se você se planeja, evita extrapolar o orçamento e gerencia de perto suas finanças, não corre o risco de ser surpreendido com juros altos e abusivos.

Anúncios

Cartões sem anuidades

Ao adquirir um cartão de crédito, uma das taxas que precisa ficar de olho é a anuidade. Atualmente, algumas instituições financeiras fornecem o cartão de crédito mediante o pagamento dessa taxa. Mas, o que muitos consumidores ainda não sabem, é que tem como evitar essa taxa.

Algumas alternativas vêm surgindo no mercado financeiro, entre elas estão os bancos digitais. Eles vêm com uma promessa de reinventar e descomplicar a vida financeira do cliente, dando a eles mais autonomia.

Alguns exemplos de bancos digitais que vem ganhando força são o Nubank e o Banco Inter. Por vezes, nessas instituições, os clientes enfrentam um processo de análise para a liberação ou não do cartão de crédito. Mas vale a tentativa, visto que neles não há taxa de anuidade.

Geralmente, nessas análises, as instituições observam a saúde financeira do cliente. Se o mesmo costuma efetuar o pagamento em dia, se apresenta contas em atraso, entre outras ações.

Mas é preciso atenção! Nos bancos digitais você também deve se atentar em relação aos juros do cartão de crédito, pois essas taxas seguem existindo. Nesse caso, as taxas que eles não cobram são as que envolvem a manutenção da conta.

Além disso, uma observação interessante sobre os bancos digitais é que alguns deles oferecem liquidez diária, ou seja, enquanto seu dinheiro fica na conta ele rende para você!

Como escapar dos juros do cartão de crédito – Pagamento total da fatura

Outro quesito que deve se atentar é evitar pagar somente o valor mínimo da sua fatura. Às vezes esta parece uma alternativa atrativa, porém ao observar os juros, é possível perceber que esta opção não é tão vantajosa quanto parece, já que o valor restante da fatura será taxado e, a probabilidade de uma desorganização financeira se iniciar é grande.

Por isso, é fundamental que você se planeje e adote uma educação financeira melhor no seu cotidiano. É a educação financeira que ditará como será o seu relacionamento com o dinheiro. Além disso, é somente dessa forma que você terá condições de não se endividar além da conta. E acabar com dificuldades para tirar seus planos do papel.

Colocando essas dicas em prática você consegue evitar juros do cartão de crédito e contribuir cada vez mais para fugir das dívidas e estabilizar suas finanças!

Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais:
Imagem padrão
Karina Matos
Artigos: 31