Pular para o conteúdo

Os 10 fatos sobre o naufrágio do titanic que precisa de saber

  • por
Anúncios

Quando o Titanic atingiu um iceberg e afundou nas primeiras horas da manhã de 15 de abril de 1912, o desastre foi repleto de inúmeros livros, exibições do Titanic Museum, vários filmes de Hollywood (incluindo um que ganhou um Oscar), teoria da arte influenciada.

O naufrágio do Titanic se tornou um dos naufrágios mais infames da história, mas o que realmente aconteceu em uma noite muito calma no Atlântico Norte? Aprenda alguns fatos sobre o naufrágio do Titanic. Por favor, leia para

1. O Titanic foi o maior objeto em movimento de todos os tempos

O Titanic, encomendado em 1912, era o maior navio flutuante. Com 269,1 metros de comprimento e 53,3 metros de altura, deve ter parecido uma cidade flutuante.

No domingo, 27 de novembro de 1910, o New York Tribune publicou a seguinte manchete: “Quando este monstro marinho chegar ao porto de Nova York, como devemos atracá-lo?

Os eduardianos poderiam ter imaginado que até o Titanic seria ofuscado por futuros navios de cruzeiro?

O maior navio de cruzeiros da atualidade, o Oasis of the Seas da Royal Caribbean e o navio irmão Allure of the Seas têm 362 metros de comprimento e se elevam 65 metros acima da água.

2. O funil do Titanic era falso

Apenas três dos quatro funis do Titanic foram usados. As três primeiras chaminés estão realmente conectadas a um fogão que produz fumaça, mas a quarta não.

O quarto funil é usado principalmente como saída de ar e como forma de adicionar simetria à aparência geral do barco.

Imagine que você fosse o projetista do Titanic. Qual fica melhor, 3 funis ou 4?

3. O interior do Titanic foi modelado após o Ritz Hotel.

O interior do Titanic segue o modelo do Ritz, e a cabine da Primeira Classe é decorada no estilo Império.

Ao transmitir a atmosfera de um hotel flutuante, você esquecerá que está em um barco e se sentirá no saguão de uma grande casa em terra.

4. O Belfast Titanic tinha a mesma capacidade que o Titanic

Acredite ou não, o Titanic Belfast (a maior atração do Titanic no mundo) pode acomodar mais de 3.547 visitantes ao mesmo tempo. Este número é o mesmo que a capacidade do Titanic!

5. O romance previu o naufrágio do Titanic há 14 anos?

Em 1898 (14 anos antes do naufrágio do Titanic), o autor americano Morgan Robertson escreveu um romance chamado Titanic Wreck.

O livro é sobre um transatlântico fictício que afundou após bater em um iceberg. Nos livros, o navio era descrito como “inafundável” e não tinha botes salva-vidas suficientes para todos a bordo.

6. Outro barco se aproximou que poderia ter salvado mais vidas

Quando o Titanic começou a enviar pedidos de socorro, o navio mais próximo era o California, não o Carpathia. Mas os californianos não responderam até que fosse tarde demais.

Às 12h45 do dia 15 de abril de 1912, uma equipe da Califórnia viu uma luz misteriosa no céu.

Eles eram as luzes salva-vidas do Titanic e imediatamente acordaram o capitão para contar a ele.

O operador de rádio do navio também estava dormindo, então os californianos não ouviram o pedido de socorro do Titanic até de manhã. A essa altura, os Cárpatos haviam reunido todos os sobreviventes.

Um inquérito do Senado dos EUA e um investigador do naufrágio do Reino Unido concluíram que os californianos poderiam ter salvado muitas ou todas as vidas perdidas se houvesse uma resposta imediata aos foguetes de socorro do Titanic.

Um inquérito do Senado dos Estados Unidos criticou especificamente o capitão Stanley Lord, chamando-o de “repreensível” por sua inação durante o desastre.

7. Ninguém sabe quem morreu no Titanic

O número oficial de mortos do Titanic é de 1.503 (705 das 2.208 pessoas a bordo sobreviveram), mas mais de 100 corpos não identificados foram enterrados no Cemitério Fairview Lawn em Halifax, Nova Escócia.

Tantos se mudaram sob pseudônimos e de tantos locais diferentes que nem mesmo os corpos encontrados puderam ser identificados.Sydney Leslie Goodwin, de dezenove meses, foi enterrada como uma “criança desconhecida” em 2008, após extensos testes de DNA e pesquisas genealógicas globais.

8. Homem bêbado foi um dos únicos sobreviventes

Charles Joughin era o padeiro-chefe do navio. Ele sobreviveu ao naufrágio da maneira mais incrível.

Todos entraram em pânico depois que o barco atingiu um iceberg e começou a afundar. Enquanto isso, John estava ocupado bebendo todo o uísque que pôde encontrar na loja de bebidas do navio e pegando água gelada.

Quando a cadeira está cheia, Joyn a joga no mar e a usa como dispositivo de flutuação. Quando o navio afundou, ele disse que “afundou como um elevador”. Ele então passou horas na água gelada contando a história vivo.

9. O famoso violino que tocava no Titanic foi resgatado do mar

O violino tocado por Wallace Hartley foi pensado para ser perdido em um naufrágio, mas foi encontrado no sótão em 2006 por uma mulher.

Após sete anos de testes, os pesquisadores determinaram que era o violino que Hartley tocou em “Closer to You, My God” quando o Titanic afundou.

Infelizmente, este violino não está incluído no Titanic Experience em Belfast, mas é de propriedade privada. O violino foi vendido por £ 900.000 em apenas 10 minutos em um leilão em Wiltshire em 2013.

Foi tocada pelo líder da banda Wallace Hartley, que morreu junto com outras 1.517 pessoas quando o navio afundou. Seu preço de referência é de £ 300.000.

10. Beba cerveja em uma sala projetada pelo Titanic!

Dentro deste hotel (Titanic Hotel Belfast) está o Drawing Office Two, uma espetacular área de bar de altura tripla que é o coração vibrante do hotel. Aqui você pode comer e beber nesta sala deslumbrante onde muitos dos transatlânticos mais famosos do mundo foram cuidadosamente projetados!

Carregando…

Divulgado calendário PIS/PASEP 2023