Pular para o conteúdo

Posso acumular duas aposentadorias do INSS?

Anúncios

Será possível acumular duas aposentadorias do INSS? Isso é o sonho de muita gente e, por isso, causa tantas dúvidas.

Os benefícios que são pagos pelo INSS costumam causar uma série de dúvidas, principalmente porque entre cada aposentadoria e benefícios concedidos pelo órgão existem regras diferentes. 

Nesse sentido, uma dúvida que costuma ser muito comum relacionado ao INSS e aos seus benefícios é quanto ao acúmulo de aposentadoria.

Será que existe uma forma de acumular duas aposentadorias pagas pelo INSS de uma única vez? Ou em regra isso não é possível?

Se esta é sua dúvida, saiba que é um questionamento muito comum e que vamos trazer a resposta a partir de agora. Acompanhe!

Pode acumular duas aposentadorias de uma vez?

Indo diretamente ao objetivo deste artigo, a resposta é sim e não. Apesar dessa resposta parecer confusa, é necessário saber que é sim, muito possível acumular as duas aposentadorias, desde que elas sejam em regimes distintos.

Logo, um trabalhador pode conseguir receber duas aposentadorias, mas essas aposentadorias precisam ser cada uma em um regime diferente, caso contrário não é possível acumular.

Aí você pode estar se sentindo completamente perdido sobre o que são esses regimes, mas tenha calma que iremos explicar cada um deles para você.

Regimes previdenciários

Para compreendermos os regimes iremos ter que entender duas questões importantes: a primeira delas é que o INSS é um Instituto que gerencia a Previdência Social que em definição tem como o objetivo garantir uma proteção para os trabalhadores.

Já a Previdência Social em si é dividida em dois regimes diferentes, sendo eles o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

Nesse caso, os trabalhadores que exercem uma atividade de carteira assinada na iniciativa privada, em regra, serão submetidos a um Regime Geral de Previdência Social.

Já os servidores públicos e militares, por exemplo, estão sujeitos às normativas do Regime Próprio de Previdência Social do respectivo ente federativo que trabalham (união, estados e municípios).

Compreendendo essa questão, vamos para a resposta definitiva de como é possível acumular essas duas aposentadorias de uma única vez.

Acúmulo de duas aposentadorias

Chegando neste ponto é necessário frisar que sim, é possível que uma pessoa faça acumulação de duas aposentadorias de uma única vez.

Mas para conseguir acumular duas aposentadorias é necessário que o trabalhador receba uma aposentadoria pelo Regime Geral de Previdência Social e outra pelo Regime Próprio de Previdência Social.

Alguns exemplos bem comuns de pessoas que podem se aposentar em dois regimes distintos são os profissionais de professor e saúde.

Isso porque é muito comum vermos professores que, por exemplo, dão aula pelo estado, mas também são professores de escolas privadas.

Seguindo esse sentido, o professor vai ter contribuições tanto no Regime Próprio quanto pelo Regime Geral de Previdência Social, sendo um possível garantir duas aposentadorias de uma única vez, em cada regime.

Carregando…