Revisão de benefício INSS: quanto tempo demora?

A revisão feita pelo INSS gera muitas dúvidas para o beneficiário principalmente quando o assunto é o tempo de espera.

Anúncios

A revisão é um serviço oferecido pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) a todos os segurados que desejam uma nova análise do seu benefício. Esse tipo de serviço é indicado em alguns casos, como:

  • Revisão do benefício ou do tempo de contribuição considerado
  • Apresentação de novos documentos
  • Alteração, inclusão ou exclusão de dependentes.

Essa solicitação é feita de maneira online, dispensando a necessidade de comparecer presencialmente no INSS.

Quanto tempo vai demorar meu pedido de revisão ter uma resposta do INSS?

Esse processo pode demorar semanas e até mesmo meses, mas a boa notícia é que o INSS tem um prazo que ele precisa cumprir. No entanto, é nesse ponto que as dúvidas começam a surgir, pois o INSS pode seguir dois caminhos, podendo gerar certa polêmica.

Anúncios

De acordo com a RGPS (Regime Geral da Previdência Social), conforme a Lei 8.213/91, o INSS tem até 45 dias após a solicitação ser protocolada, para realizar a análise da revisão, no entanto esse prazo pode ser postergado por mais 45 dias, podendo chegar em um total de 90 dias de espera para o segurado.

Porém, temos também a Lei 9.784/99, vulgo lei dos processos administrativos, ela estabelece que o INSS tem até 30 dias após o pedido de revisão ser protocolado para fazer a análise e dar a resposta, mas esse prazo pode ser aumentado para mais 30 dias, caso seja apresentado um bom motivo. 

Sendo assim, na grande maioria das vezes será seguido oque determina a Lei da RGPS, com prazo inicial de 45 dias e a possibilidade de ser prolongado de mais 45 dias, totalizando assim 90 dias de espera ao segurado.

Como acompanho meu pedido?

Nesse ponto é importante lembrar que existem dois modos de pedir a revisão, sendo que um é direto com o INSS, e essa é popularmente conhecida como revisão administrativa. A outra forma se dá através da justiça.

Caso o segurado tenha entrado com pedido através da justiça ele pode estar fazendo o acompanhamento com o número do processo.

Já para os que seguiram o caminho de fazer direto com o INSS tem as seguintes formas para acompanhar o andamento da sua solicitação:

  • Aplicativo Meu INSS;
  • Através do site oficial;
  • Central telefônica INSS, número 135.

Se você optar pela consulta via central, basta ligar no número informado acima que ali será dada toda a instrução que você vai precisar para seguir adiante.

No caso se a consulta for feita através do site ou do aplicativo Meu INSS, o passo a passo é bem fácil e intuitivo, basta acessar um dos dois meios e digitar o CPF e senha, feito isso, procure pela aba “Agendamentos/Requerimentos” após encontrar essa aba clique sobre “Consultar requerimentos”.

Chegando nesse ponto você pode encontrar uma dessas 3 respostas:

  • Revisão liberada: Quando essa mensagem for exibida é porque teve êxito, então o INSS entrará em contato para avisar sobre aprovação;
  • Pedido de exigência: Caso seja essa a resposta, significa que o INSS precisa que o segurado envie mais alguns documentos para poder dar continuidade na análise;
  • Em análise: Essa resposta significa que o seu pedido ainda não foi negado, mas também não foi aprovado. Nessa situação não tem o que se possa fazer a não ser aguardar.
Anúncios
Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais:

Carregando…

0