Uma das fraudes mais recorrentes são as que envolvem cartão de crédito, pois existem muitas pessoas que utilizam esse tipo de pagamento e com uma grande frequência, dessa maneira faz com que tenham várias vítimas diariamente.

Existem pesquisas mostrando que cerca de 30% da população brasileira já sofreu com esse crime, deixando o Brasil no top 10 desse tipo de infração no mundo.

Neste texto você irá aprender o que fazer quando perceber que o seu cartão está sendo utilizado sem a sua autorização.

Conheça os direitos do consumidor

cartão de crédito
Aprenda o que fazer quando tiver seu cartão de crédito clonado

Algo que todos os consumidores precisam saber é sobre os seus direitos, principalmente em relação ao cartão de crédito clonado.

Saiba que a responsabilidade é da administradora, então a partir do momento em que você percebe que seu cartão foi clonado e entrar em contato com ela, você possui o direito de receber o valor da transação de volta.

Então, caso você tenha comunicado a administradora e mesmo assim foi cobrado por algo que não comprou, tenha em mente que ela está violando o seu direito de consumidor e você poderá entrar com uma ação contra a empresa e poderá receber até o dobro do que foi descontado.

Esse tipo de ação está garantida pela lei e não importa se você não fez a contratação do seguro contra perda e roubo do seu cartão de crédito.

O que fazer se meu cartão de crédito for utilizado por outras pessoas que não autorizei?

No momento em que você perceber que existem compras que você não realizou em seu cartão de crédito, é necessário que entre em contato com a empresa e peça uma análise daquela transação que você não possui conhecimento.

Dessa maneira a empresa deverá fazer o bloqueio do seu cartão e enquanto estiver sob análise, o seu cartão não poderá ser utilizado para realizar novas compras em seu nome.

A análise costuma demorar alguns dias e o valor total será estornado de maneira integral, antes que o pagamento da fatura seja realizado, contudo caso a fatura já tenha sido paga e assim a conta indevida também, o valor deve ser abatido na fatura seguinte.

Fique atento que o dinheiro não voltará para você através de depósitos bancários, pois foi realizada a transação por cartões de crédito, o dinheiro sempre retornará sendo abatido o valor da fatura.

Outro passo muito importante é a abertura de um Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima, no entanto isso não é obrigatório e o banco irá estornar o valor mesmo sem o B.O. 

A importância em registrar o boletim de ocorrência está na possibilidade das autoridades investigarem o crime e colocar atrás das grades essas pessoas, dessa maneira não prejudicando pessoas inocentes, além de atualizar os dados desse tipo de crime no Brasil.

Dicas para não ter o seu cartão de crédito clonado

Existem muitas maneiras de se clonar um cartão de crédito, inclusive os cartões físicos que pode ser feito na frente da pessoa e ela nem perceber, isso acontece quando o cartão é utilizado em uma máquina falsa.

A máquina falsa copia todos os dados que estão em seu cartão, fornecendo dessa maneira aos criminosos a possibilidade de utilizá-los.

Outra maneira de copiar os seus dados é através das páginas de captura que existem na internet, por exemplo, você vai comprar algum produto através de anúncios que aparecem nas redes sociais, então quando, digita os seus dados eles são copiados e você nunca receberá o produto.

Não perca o seu cartão de vista

Quando você for comprar em lojas físicas, nunca deixe que os vendedores peguem o seu cartão e vão para algum lugar em que você não possa ver o que eles estão fazendo, pois essa é uma tática para copiar os seus dados.

A conduta certa para utilizar o cartão de crédito em lojas físicas é a maquininha ser levada até o cliente, não o cartão ser levado para outro ambiente.

Se possível, passe você mesmo o cartão de crédito

Ainda em lojas físicas, se for possível, passe você mesmo o seu cartão de crédito, não o coloque nas mãos do vendedor, assim você terá certeza do que está sendo cobrado e não correrá o risco de ter os seus dados copiados.

Mantenha o seu antivírus sempre atualizado

Uma das ferramentas essenciais em qualquer computador é o antivírus, pois dessa maneira evita que você entre em sites suspeitos que podem colocar vírus para o seu notebook e ainda roubar os seus dados.

Tenha cuidado com os dados de seu cartão

Antes de você realizar qualquer compra em lojas virtuais, lembre-se de dar uma olhada no Reclame Aqui e ver qual a reputação da loja, pois existem muitas lojas que são super produzidas e parecem ser confiáveis, mas na verdade só querem roubar os seus dados.

Fique de olho nos URLs 

Sempre que você for fazer uma compra pela internet, olhe como é o seu endereço, pois existe um golpe chamado phishing que direciona você para uma página muito parecida com a da loja oficial, contudo o seu URL possui caracteres diferentes da loja verdadeira.

Não digite os dados do seu cartão de crédito em computadores públicos

Algumas vezes não estamos em casa e desejamos realizar a compra de algum produto, contudo se a sua única opção para realizar a compra é um computador público, segure a ansiedade e compre apenas quando tiver em casa.

Nunca se sabe o que as pessoas colocaram no computador público e existem pessoas má intencionadas em todos os lugares.

Acompanhe a sua fatura do cartão de crédito

Outra dica simples é você acompanhar a sua fatura do cartão de crédito com frequência, dessa maneira você não será pego de surpresa e poderá agir cedo caso tenha os dados de seu cartão clonados.

Utilize o seu cartão de crédito digital

Uma facilidade que chegou com as fintechs é o cartão virtual, ele é perfeito para ser utilizado em compras na internet, pois é possível que você apague depois de utilizar, assim sendo impossibilitado de utilizar outra vez.

Esperamos que esse texto tenha sido útil para você, compartilhe com seus amigos para que eles também saibam o que fazer caso possuam seus cartões clonados. Lembre-se de deixar um comentário, pois ele é muito importante para nós.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!