Como administrar o limite do cartão de crédito

O cartão de crédito pode ser seu grande aliado ou então um vilão para as finanças. Tudo vai depender se você sabe como administrar o limite do cartão de crédito.

Caso seja uma pessoa controlada com as compras, ter um cartão de crédito pode representar uma alternativa pra momentos de imprevistos. Agora se este não é o seu caso, ter um limite alto no cartão pode significar grandes problemas financeiros no futuro.

Mas, seja qual for a situação, saiba que sempre é bom ter o controle do limite que o cartão de crédito disponibiliza. Assim, evita-se taxas e juros desnecessários que podem acabar lhe fazendo falta no final do mês.

Se você tem dificuldade em gerenciar o limite do seu cartão de crédito, continue lendo esse post e confira algumas dicas que separamos para ajudar você a administrar melhor o seu limite de crédito.

Como administrar o limite do cartão de crédito – Use o programa de milhas e outros benefícios a seu favor

Como administrar o limite do cartão de crédito

Os cartões de crédito oferecem muitos benefícios e programas de vantagens, cabendo a você escolher aquele que mais se encaixa ao seu perfil e às suas necessidades, além de sua renda mensal.

Para isso, verifique todos os benefícios e compare com o valor da anuidade do cartão para concluir se vale ou não a pena a contratação.

Lembre-se que muitos desses benefícios te ajudarão no seu dia-a-dia, por exemplo o programa de milhas, que possibilita que você acumule pontos ao longo dos meses. E os troque por passagens aéreas, sem contar que alguns bancos também oferecem serviços e produtos em trocas da pontuação.

Mas, você jamais deve se deixar levar por essas facilidades e acabar fazendo compras desnecessárias só para usufruir dos benefícios.

Esforce-se ao máximo para pagar a fatura pontualmente e na sua totalidade

Outra forma de como administrar o limite do cartão de crédito é pagar a fatura dentro da data de vencimento e no valor integral.

Isso porque o parcelamento ou então atraso da fatura gera a cobrança de muitas taxas e juros. Com isso, sua dívida pode aumentar de forma significativa caso essas situações ocorram com frequência.

Não deixe para pagar a fatura na última hora

A vida é repleta de imprevistos. Por isso, nunca deixe para pagar a sua fatura de cartão de crédito no último dia do vencimento. Fazendo isso, você corre o risco de não conseguir pagar sua fatura dentro do prazo e ter que arcar com vários ônus financeiros em razão disso.

Vale lembrar que o Código de Defesa do Consumidor garante que o valor dos juros a serem cobrados em caso de atraso no pagamento não pode superar a quantia de 2% do valor total da fatura. Por isso, fique sempre atento e reivindique caso haja qualquer cobrança indevida.

Como administrar o limite do cartão de crédito – Pague a anuidade que achar justa e compatível

Na hora de fechar contrato com um banco, avalie se o valor da anuidade é condizente com os benefícios que o cartão oferece. E, ainda, se você tem condições de arcar com esse custo.

Além disso, é muito comum negociar valores de anuidades junto aos bancos. Por isso mesmo vale a pena entrar em contato com a central de atendimento de sua instituição financeira e verificar se existe a possibilidade do banco reduzir as taxas.

Controle os seus gastos

Outra forma de como administrar o limite do cartão de crédito é garantir que suas despesas se mantenham sempre sob controle. Entenda que uma vida financeira saudável depende da organização de seus ganhos e gastos. E, dentro desses parâmetros, garantir que haja um equilíbrio para evitar déficits em seus rendimentos mensais é fundamental.

Existem, inclusive, aplicativos para celular hoje em dia que ajudam na organização de seus gastos para que você possa visualizar em quais área está sendo gasto mais dinheiro. E, a partir de então, administrar suas prioridades e investimento. Alguns sites também fornecem planilhas de Excel para esse tipo de organização.

Colocando essas dicas em prática você saberá como administrar o limite do cartão de crédito. E dificilmente você terá problemas com juros e multas por inadimplência.

Karina Matos

Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais:
Karina Matos
Karina Matos
Artigos: 31