Como administrar o limite do cartão de crédito

O cartão de crédito pode ser seu grande aliado ou então um vilão para as finanças. Tudo vai depender se você sabe como administrar o limite do cartão de crédito.

Anúncios

Caso seja uma pessoa controlada com as compras, ter um cartão de crédito pode representar uma alternativa pra momentos de imprevistos. Agora se este não é o seu caso, ter um limite alto no cartão pode significar grandes problemas financeiros no futuro.

Mas, seja qual for a situação, saiba que sempre é bom ter o controle do limite que o cartão de crédito disponibiliza. Assim, evita-se taxas e juros desnecessários que podem acabar lhe fazendo falta no final do mês.

Se você tem dificuldade em gerenciar o limite do seu cartão de crédito, continue lendo esse post e confira algumas dicas que separamos para ajudar você a administrar melhor o seu limite de crédito.

Como administrar o limite do cartão de crédito – Use o programa de milhas e outros benefícios a seu favor

Como administrar o limite do cartão de crédito

Os cartões de crédito oferecem muitos benefícios e programas de vantagens, cabendo a você escolher aquele que mais se encaixa ao seu perfil e às suas necessidades, além de sua renda mensal.

Anúncios

Para isso, verifique todos os benefícios e compare com o valor da anuidade do cartão para concluir se vale ou não a pena a contratação.

Lembre-se que muitos desses benefícios te ajudarão no seu dia-a-dia, por exemplo o programa de milhas, que possibilita que você acumule pontos ao longo dos meses. E os troque por passagens aéreas, sem contar que alguns bancos também oferecem serviços e produtos em trocas da pontuação.

Mas, você jamais deve se deixar levar por essas facilidades e acabar fazendo compras desnecessárias só para usufruir dos benefícios.

Esforce-se ao máximo para pagar a fatura pontualmente e na sua totalidade

Outra forma de como administrar o limite do cartão de crédito é pagar a fatura dentro da data de vencimento e no valor integral.

Isso porque o parcelamento ou então atraso da fatura gera a cobrança de muitas taxas e juros. Com isso, sua dívida pode aumentar de forma significativa caso essas situações ocorram com frequência.

Não deixe para pagar a fatura na última hora

A vida é repleta de imprevistos. Por isso, nunca deixe para pagar a sua fatura de cartão de crédito no último dia do vencimento. Fazendo isso, você corre o risco de não conseguir pagar sua fatura dentro do prazo e ter que arcar com vários ônus financeiros em razão disso.

Vale lembrar que o Código de Defesa do Consumidor garante que o valor dos juros a serem cobrados em caso de atraso no pagamento não pode superar a quantia de 2% do valor total da fatura. Por isso, fique sempre atento e reivindique caso haja qualquer cobrança indevida.

Como administrar o limite do cartão de crédito – Pague a anuidade que achar justa e compatível

Na hora de fechar contrato com um banco, avalie se o valor da anuidade é condizente com os benefícios que o cartão oferece. E, ainda, se você tem condições de arcar com esse custo.

Além disso, é muito comum negociar valores de anuidades junto aos bancos. Por isso mesmo vale a pena entrar em contato com a central de atendimento de sua instituição financeira e verificar se existe a possibilidade do banco reduzir as taxas.

Controle os seus gastos

Outra forma de como administrar o limite do cartão de crédito é garantir que suas despesas se mantenham sempre sob controle. Entenda que uma vida financeira saudável depende da organização de seus ganhos e gastos. E, dentro desses parâmetros, garantir que haja um equilíbrio para evitar déficits em seus rendimentos mensais é fundamental.

Existem, inclusive, aplicativos para celular hoje em dia que ajudam na organização de seus gastos para que você possa visualizar em quais área está sendo gasto mais dinheiro. E, a partir de então, administrar suas prioridades e investimento. Alguns sites também fornecem planilhas de Excel para esse tipo de organização.

Colocando essas dicas em prática você saberá como administrar o limite do cartão de crédito. E dificilmente você terá problemas com juros e multas por inadimplência.

Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais:
Imagem padrão
Karina Matos
Artigos: 31