Como fazer o Saque do Bolsa Família

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e extrema pobreza no Brasil. Ele consiste em um pagamento mensal que varia de acordo com a composição e a renda da família, podendo chegar a R$ 372 por mês. O Bolsa Família pode ser sacado de forma simples e rápida, seguindo os passos abaixo:

Como se cadastrar no Bolsa Família?

Para se cadastrar no Bolsa Família, é preciso fazer parte do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que é um sistema que reúne informações sobre as famílias de baixa renda no país. Para fazer parte do CadÚnico, é preciso procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência e levar os seguintes documentos:

  • CPF ou título de eleitor do responsável pela família;
  • Documento de identificação com foto de todos os membros da família;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda de todos os membros da família.

Após o cadastro, a família passará por uma avaliação do Ministério da Cidadania, que definirá se ela está apta a receber o Bolsa Família. O resultado pode ser consultado pelo site da Caixa Econômica Federal, pelo aplicativo Bolsa Família, disponível para Android e iOS, ou pelo telefone 0800 726 0207.

Como receber o Bolsa Família?

Para receber o Bolsa Família, é preciso ter em mãos o cartão Bolsa Família, que é enviado pelo correio após a aprovação do benefício. O cartão deve ser desbloqueado pelo telefone 0800 726 0207, informando o número do NIS (Número de Identificação Social) impresso no cartão e criando uma senha pessoal.

O pagamento do Bolsa Família é feito de acordo com o calendário estabelecido pelo governo federal, que leva em conta o último dígito do NIS. O calendário pode ser consultado pelo site da Caixa Econômica Federal, pelo aplicativo Bolsa Família ou pelo telefone 0800 726 0207.

O valor do benefício pode ser sacado nas agências da Caixa Econômica Federal, nas casas lotéricas ou nos correspondentes Caixa Aqui, apresentando o cartão Bolsa Família e um documento de identificação com foto. O valor também pode ser transferido para uma conta poupança da Caixa ou para uma conta corrente ou poupança de outro banco, mediante pagamento de taxa.

Quais são as condicionalidades do Bolsa Família?

Para continuar recebendo o Bolsa Família, a família deve cumprir algumas condicionalidades, que são compromissos nas áreas de saúde e educação. As principais são:

  • Manter o cadastro atualizado a cada dois anos ou sempre que houver mudança na composição ou na renda familiar;
  • Acompanhar o calendário de vacinação das crianças menores de 7 anos;
  • Levar as crianças menores de 7 anos ao posto de saúde para pesar, medir e verificar o desenvolvimento infantil;
  • Garantir a frequência escolar mínima de 85% para as crianças e adolescentes de 6 a 15 anos e de 75% para os adolescentes de 16 e 17 anos;
  • Participar das atividades socioeducativas oferecidas pelo CRAS.

O descumprimento das condicionalidades pode acarretar em advertência, bloqueio, suspensão ou cancelamento do benefício, dependendo da gravidade e da frequência da infração. Por isso, é importante ficar atento aos prazos e às exigências do programa.

Como fazer o saque do Bolsa Família?

O saque do Bolsa Família pode ser feito seguindo os passos abaixo:

  1. Consulte o calendário de pagamento do Bolsa Família e verifique a data em que o seu benefício estará disponível para saque. A data varia conforme o último dígito do seu NIS.
  2. Dirija-se a uma agência da Caixa Econômica Federal, a uma casa lotérica ou a um correspondente Caixa Aqui, levando o seu cartão Bolsa Família e um documento de identificação com foto.
  3. Insira o seu cartão na máquina e digite a sua senha pessoal.
  4. Escolha a opção “Saque” e informe o valor que deseja sacar. O valor máximo é o saldo disponível na sua conta.
  5. Retire o seu dinheiro e o comprovante de saque.

Pronto! Você acabou de sacar o seu Bolsa Família. Lembre-se de guardar o seu cartão e o seu comprovante em um lugar seguro e de usar o seu dinheiro com responsabilidade. O Bolsa Família é um direito seu, mas também um compromisso com o seu futuro e o da sua família.

Redação

Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais:
Redação
Redação
Artigos: 150