Novidade no Nubank! Banco lança RDB que rende 118% do CDI

Muita gente conhece o Nubank pelo cartão de crédito com anuidade grátis e a conta digital sem tarifas, mas poucos sabem que o banco também tem opções de investimentos.

Anúncios

A novidade é que a fintech acaba de lançar um RDB que rende 118% do CDI e tem um prazo de até 2 anos para resgate.

Com a Selic rendendo apenas 2% ao ano, será que vale a pena tirar o dinheiro da poupança e colocar nesta nova aplicação do Nubank? Leia este artigo, pois vamos lhe ajudar a tirar essa dúvida!

RDB: o que é?

Nubank
Conheça a área de investimentos do Nubank!

RDB é a sigla para Recibo de Depósito Bancário, um tipo de aplicação de Renda Fixa de baixo risco, ou seja, para quem é mais conservador e não quer perder dinheiro.

Basicamente, os bancos, cooperativas de crédito e financeiras emitem este título e vendem aos investidores para captarem recursos.

Quando você compra um RDB, portanto, é como se estivesse emprestando dinheiro para a instituição e recebendo juros por isso, geralmente atrelados à taxa CDI (Certificado de Depósito Interbancário), que costuma ter um valor bem próximo à Selic.

Anúncios

O RDB do Nubank tem garantia do FGC?

A boa notícia é que o RDB do Nubank tem, sim, garantia do Fundo Garantidor de Créditos, o que traz ainda mais tranquilidade para os correntistas.

Se você ainda não sabe o que é o Fundo Garantidor de Créditos (FGC), falamos tudo sobre ele neste outro artigo.

Em resumo, se você tiver até R$ 250.000,00 investidos em uma aplicação de um banco que seja protegida pelo FGC, caso a instituição financeira venha a falir ou ser liquidada, o fundo garante o reembolso do valor. Resumindo ainda mais: você não ficará no prejuízo.

Há incidência de Imposto de Renda sobre a aplicação?

Sim, assim como todos os RDBs e CDBs, o rendimento da aplicação do Nubank também sofre incidência de IR (Imposto de Renda).

Porém, quanto mais tempo o seu dinheiro ficar investido, menos imposto você paga. Confira a famosa tabela regressiva:

Tempo de aplicaçãoAlíquota
Até 180 dias22,5%
181 a 360 dias20%
361 a 720 dias17,5%
Acima de 720 dias15%

Como vai funcionar o Resgate Planejado do Nubank?

A novidade ainda está em fase de testes, então, se você abrir agora o aplicativo do banco, talvez não esteja disponível. No entanto, de acordo com a fintech, em breve todos os correntistas terão acesso ao novo RDB.

A nova função, chamada de Resgate Planejado, ficará dentro do menu “Guardar Dinheiro”, lançado em 2019.

O cliente conseguirá escolher o prazo da aplicação – até 2 anos – e o rendimento poderá chegar a 118% do CDI. Lembrando que o dinheiro não poderá ser resgatado antes do prazo escolhido.

Vale ressaltar que o Nubank já possui a opção de RDB com liquidez diária – ou seja, com resgate a qualquer momento -, mas que só rende 100% do CDI.

O RDB do Nubank rende mais que a poupança?

Sim. Com a taxa Selic atual de 2% ao ano, a poupança está rendendo apenas 70% deste valor.

Isso quer dizer que, mesmo com a incidência do Imposto de Renda, tanto o RDB de 100% do CDI com liquidez diária, quanto o de 118% do CDI sem liquidez do Nubank rendem mais que a poupança.

Vale a pena?

Tudo irá depender do seu perfil de investidor, do valor e do tempo do investimento. Se você tem um perfil conservador, já possui conta no banco e conhece pouco do mercado financeiro, o novo RDB de 2 anos do Nubank, rendendo 118% do CDI, pode compensar.

Mas lembre-se: você precisará deixar esse dinheiro parado por 2 anos, o que não serve, por exemplo, para uma reserva de emergência. Caso queira liquidez diária, ou seja, sacar a quantia quando quiser, o Nubank também tem a opção de RDB com liquidez diária, com proteção do FGC e rendendo 100% do CDI.

Há, porém, opções dentro da Renda Fixa em outros bancos que podem ser mais vantajosas. Algumas instituições já disponibilizam, por exemplo, CDBs de longo prazo com taxas maiores que 118%, ou LCIs e LCAs isentas de IR, que, dependendo da taxa, rendem mais.

Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais:
Imagem padrão
editor
Artigos: 61