Pular para o conteúdo

Qual é a idade mínima para se aposentar em 2022?

Com a Reforma da Previdência ficou muito difícil saber qual a idade mínima e os critérios para se aposentar em 2022.

Entre os auxílios e benefícios concedidos pelo INSS, é fato que a aposentadoria por idade é uma das mais conhecidas e almejadas pelos brasileiros. Assim como todo provento intermediado pela autarquia, o referido benefício possui certas regras de concessão. 

Mediante ao vigor da nova Reforma Previdenciária, do dia 13 de novembro de 2019, as normas do benefício acabaram sofrendo certas mudanças relevantes, e isso faz com que a aposentadoria para alguns pode ter ficado um pouco mais longe. Em suma, houve uma mudança na regra de idade mínima, em relação ao critério exigido à mulher. 

Visando atenuar certos impactos dessas mudanças, foram determinadas algumas regras de transição, que incidem entre as normas antigas e as novas. Para ser breve, é garantido um aumento progressivo da idade da mulher, até que se atinja a idade mínima exigida pela reforma. 

De acordo com o INSS, somente entre o mês de janeiro e abril de 2022, já foram destinados R$65,8 bilhões em recursos para segurados contemplados pela aposentadoria por idade. 

Quem pode se aposentar por idade

Conforme o determinado pelo texto da Reforma Previdenciária de 2019, a mulher tem que possuir, no mínimo, 62 anos para conseguir a sua aposentadoria por idade, além de ter que atingir uma carência mínima de 15 anos de recolhimento. No caso do homem, nada mudou, de modo que a idade mínima permaneceu fixada em 65 anos. 

Entretanto, por meio da regra de transição, é possível que a segurada consiga a aposentadoria antes dos 62 anos exigidos. Isto porque, como dito, a norma prevê um acréscimo gradual de seis meses, na idade da mulher, a cada ano, até que a idade mínima exigida na reforma seja fixada em 2023. Entenda melhor nos tópicos apresentados abaixo: 

  • 2020: era preciso ter 60 anos e 6 meses
  • 2021:  era preciso ter 61 anos
  • 2022: é preciso ter 61 anos e 6 meses
  • 2023: será preciso possuir 62 anos (idade mínima fixada). 

Aposentadoria por idade: critérios exigidos em 2022

Entendido as questões já descritas acima, para conseguir a aposentadoria por idade nesse ano, os segurados precisam se enquadrar nos seguintes requisitos:

Requisitos exigidos Para homens Para mulheres
Idade mínima  65 anos  61 anos e 6 meses
Carência  15 anos de tempo de contribuição (180 recolhimentos mensais) 15 anos de tempo de contribuição (180 recolhimentos mensais)

Como solicitar o benefício 

O pedido por ser realizado através da internet, usando o site ou o App Meu INSS. Confira abaixo o guia completo de como fazer esse requerimento.

  1. Acesse a plataforma do Meu INSS; 
  2. Clique em “Entrar” e informe o CPF e senha cadastrada (em casos de primeiro acesso será necessário realizar o cadastro);
  3. Procure a opção “Agendamentos/Solicitações”
  4. Clique em “Novo Requerimento”
  5. Vá em Aposentadorias, CTC e Pecúlio;
  6. Selecione o benefício desejado (Aposentadoria por Idade)
  7. Preencha os campos com as informações solicitadas.
  8. Feito isso, basta aguardar a análise do INSS.

 

Anúncios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Carregando…

0