Pular para o conteúdo

As 10 maiores cobras do mundo

  • por
Anúncios

As cobras são répteis de corpo esguio e sem pernas, destacando-se as venenosas e as maiores do mundo.

 

No Brasil, existem mais de 370 espécies de serpentes registradas, variando em tamanho, forma e cor.

 

No que diz respeito ao veneno, poucas espécies são perigosas para os humanos, mas existem as chamadas venenosas, que produzem veneno concentrado; as cobras venenosas têm dentes modificados.

 

Confira as 10 cobras mais venenosas do mundo. Mas o foco dessa seleção das 10 maiores cobras do mundo é o tamanho. Curiosamente, esse tipo de cobra pode apresentar um tamanho super grande e também é bem assustador!

 

10º CASCAVEL DO TEXAS OU CASCAVEL-DIAMANTE-OCIDENTAL 

 

Essa incrível cobra é muito especial, originária dos Estados Unidos e também do México. Os adultos geralmente medem entre 1,2 m e 1,5 m de comprimento. Nos casos mais raros, as cascavéis do Texas podem exceder 1,8 m de comprimento e até mesmo uma única cobra pode atingir um comprimento total de 2,13 m.

 

9° COBRA-ÍNDIGO (DRYMARCHON COUPERI) 

A cobra índigo gigante é nativa do leste dos Estados Unidos e não é venenosa. É a maior espécie de cobra nos Estados Unidos contíguos. Os comprimentos típicos do corpo adulto variam de 2,13 m a 2,36 m, embora instâncias de 2,8 m de comprimento total (incluindo a cauda) tenham sido registradas. Eles podem pesar até 2,2 kg.

 

8° PSEUDONAJA TEXTILIS (OU COBRA MARROM ORIENTAL) 

A cobra Pseudonaja Textilis é da família Elapidae. Espécimes desse tipo são encontrados no leste e centro da Austrália e no sul da Nova Guiné, geralmente entre 1,1 e 1,8 metros. O maior de todos os tempos tinha 2,5 m de comprimento. É responsável por 60% das picadas de cobra na Austrália. Os acidentes com picadas ocorrem devido à sua migração em torno de terras agrícolas e áreas urbanas. Sua principal presa é o rato doméstico.

 

7° SURUCUCU OU PICO DE JACA 

A cobra Pico de Jaca é a maior cobra venenosa da América do Sul. Os adultos desta espécie crescem em torno de 2m a 2,5m, embora o tamanho de até 3m não seja incomum. 

 

Com um tamanho máximo registrado de 3,65 metros, a cobra Pico de Jaca é a maior cobra venenosa do Hemisfério Ocidental. E a cobra pesava entre 3kg e 5kg. É encontrada principalmente na floresta amazônica, mas a espécie também já foi registrada na Mata Atlântica da Bahia.

 

6° JIBÓIA-CONSTRITORA 

A sexta maior espécie de cobra do mundo é a jibóia. Os adultos podem atingir um comprimento de 2 m a 4,5 m. No país, pode ser encontrada na mata atlântica, arraia, mangue, cerrado, caatinga e florestas amazônicas. 

 

É a segunda maior cobra do Brasil, depois da Sucuri. Embora as pítons tenham presas afiadas e uma mordida dolorosa, elas não são venenosas. Ele mata sua presa (rato, pássaro, etc.) por constrição, envolvendo-se em torno do corpo da presa para sufocá-la.

 

5° COBRA REAL

Uma das favoritas entre os encantadores de serpentes, a Cobra Real vem em quinto lugar e é a maior cobra venenosa existente, possivelmente ultrapassando os 6 metros de comprimento. 

 

Embora o veneno seja menos tóxico que o da cobra, ela tem a capacidade de inocular uma grande quantidade de veneno a cada picada. Uma única mordida de um tigre ou elefante pode ser fatal, pois libera até 7 mm de neurotoxina. Distribui-se principalmente nas florestas tropicais e planícies da Índia e da China.

 

4° PITON-DIAMANTE (MORELIA SPILOTA SPILOTA) 

Esta espécie é encontrada na Austrália, Nova Guiné e Indonésia. De um modo geral, o comprimento varia de 2 metros a 3 metros, sendo que o maior pode chegar a 6,5 ​​metros. A característica mais interessante dessa cobra é a capacidade de abrir a mandíbula para alimentar suas presas. 

 

Esse fator pode ser explicado pela amplitude de movimento da mandíbula, com abertura bucal maior que 150°. Eles sufocam suas presas envolvendo seus corpos. Geralmente são lagartos, pássaros, ratos e até gambás. 

 

Apesar de seu tamanho, a píton-diamante não representa uma ameaça para os humanos. Mas se perseguido, pode usar seu ferrão para se proteger porque tem uma presa. Não é venenoso.

 

3° PÍTON-INDIANA (PYTHON MOLURUS) 

As cobras são uma espécie de Viperidae, encontradas na Índia, Bangladesh, Nepal, Paquistão, Mianmar e até no Sri Lanka. O tamanho que esta cobra atinge, especialmente em comprimento, é de 6 metros, mas em alguns casos o tamanho pode ser marcado como 8 metros. 

 

Como todas as boas, eles são carnívoros estritos, comendo pássaros, répteis e mamíferos. Mas eles parecem preferir o último. Eles sufocam suas presas envolvendo-se em torno deles. 

 

Depois de matar suas presas, eles primeiro engolem a cabeça da presa. Algumas refeições grandes podem levar semanas ou meses para serem digeridas. Eles podem comer presas maiores porque suas mandíbulas não estão conectadas, proporcionando uma abertura maior.

 

2° SUCURI-VERDE 

A Sucuri-Verde ocupa a segunda posição entre as 10 maiores cobras do mundo e é a maior e mais popular das sucuris. Ocorre em áreas da América do Sul que se acredita serem inundadas. 

 

O tamanho do corpo da Sucuri-Verde pode ultrapassar os 9 metros em relação ao comprimento da cobra, podendo ultrapassar até os 300 quilos. Em seu raro tamanho máximo, nem mesmo uma onça pode matar um dos animais mais fortes do mundo. Eles são conhecidos por matar e devorar gado, crocodilos, capivaras e outros animais de grande porte. 

 

Há relatos de pessoas mortas por cobras gigantes, principalmente pescadores e fazendeiros. Em terra, ela é extremamente lenta e confinada, por isso muitas vezes se sente ameaçada, enquanto na água ela pode facilmente capturar presas.

 

1° PÍTON-RETICULADA (PYTHON RETICULATUS) 

É a maior espécie de cobra da família Big 10 de cobras e pítons e pode atingir comprimentos de até 9,5 m. Normalmente, o tamanho fica entre 3m e 6m, ou seja, enorme. A maior cobra do mundo é também a maior cobra da Ásia. É um excelente nadador e pode ser visto até no mar. 

 

O habitat natural é em florestas tropicais, ou perto de pastagens, e também em bosques. As pítons reticuladas estão associadas a rios e são observadas em áreas próximas a lagos. Geralmente, eles não são perigosos para os humanos porque não são tóxicos e se movem lentamente. 

 

Ela só ataca quando se sente encurralada. No entanto, na Indonésia, pessoas morreram sufocadas e houve pelo menos um caso de pessoa engolida por uma píton reticulada. As pítons reticuladas e a Sucuri dividem o título de maior cobra do mundo por serem semelhantes, embora a Sucuri seja mais pesada. Ambos podem engolir animais inteiros, mas os adultos são raros por causa do ombro.

Carregando…

Divulgado calendário PIS/PASEP 2023