Quando o assunto é finanças, muitas vezes as pessoas enxergam o uso do cartão de crédito como algo que pode prejudicar a gestão financeira e gerar dívidas. Mas sabendo como usar o cartão de crédito com inteligência é possível ter uma relação mais saudável com o dinheiro e não se endividar.

Anúncios

Se este é o seu objetivo, nesse post separamos algumas dicas de ouro que podem ajudar você a usar essa modalidade de crédito de forma consciente e responsável. Quer saber quais são elas? Então continue sua leitura e descubra!

1 – Como usar o cartão de crédito sem se endividar – Planejamento financeiro é a chave

como usar o cartão de crédito

O princípio básico para não ter dívidas com o seu cartão de crédito é calcular os seus gastos e relacioná-los aos seus ganhos. Ou seja, procure gastar menos que sua renda permite.

Faça um bom planejamento financeiro calculando sua renda mensal e, em seguida, relacione todas as saídas. Assim, você terá como visualizar quais são os seus gastos fixos e variáveis. E, se for o caso, descartar o que é supérfluo ou então diminuir gastos em demasia.

2 – Tenha só um cartão de crédito

Não tem como usar o cartão de crédito com consciência e evitar o acúmulo de dividas, se você possui uma série deles e usa todos de maneira desmedida.

Anúncios

Entenda que ao possuir mais de um cartão de crédito você também terá disponível mais que um limite, os quais, somados, provavelmente superarão a sua renda mensal. Com isso, as chances de se perder e ter gastos superiores aos ganhos é bastante grande.

Sendo assim, a dica para usar seu cartão com responsabilidade é manter somente um em uso. E ir administrando seu limite de modo compatível a sua renda e outras contas ativas.

3 – Como usar o cartão de crédito sem se endividar – Cuidado com o limite

O ideal para um uso responsável do cartão de crédito é que seu limite seja compatível com os seus ganhos e gastos. Ou seja, ele não deve ser tão baixo a ponto de você não conseguir efetuar as compras que normalmente faz. E, ao mesmo tempo, não pode ser tão alto, a ponto de extrapolar os seus ganhos mensais.

Por isso mesmo, para saber usar o cartão de crédito com consciência, avalie se o limite que a operadora oferece se adequa ao seu perfil. E, caso não seja, entre em contato com a operadora do cartão para solicitar uma possível alteração, para mais ou para menos.

4 – Evite parcelamentos

Fazer pagamentos à vista, muitas vezes, oferece vantagem de desconto. Além disso, parcelamentos podem ter o acréscimo de juros, o que acaba com inflacionar o valor da sua compra.

Por isso, o mais indicado é evitar fazer compras parceladas em situações excepcionais, também porque, dessa forma, você não compromete o limite do seu cartão de crédito. Somente em situações especificas, como em compras de alto valor é que você deve avaliar a opção de parcelamento. Do contrário, evite-a sempre que possível.

5 – Pague a fatura em sua totalidade e dentro do prazo

Esforce-se para pagar a fatura sem atraso e na sua integralidade, pois os juros de mora e multa do cartão de crédito são geralmente altos. E a dívida do cartão de crédito representa um dos principais motivos de endividamento do Brasil, por isso mesmo é tão importante saber como usar o cartão de crédito.

6 – Use os benefícios do cartão de forma estratégica

Por fim, uma dica de como usar o cartão de crédito é valer-se dos vários benefícios que o cartão concede. Isso porque muitos destes benefícios permitem que você tenha parte da quantia gasta devolvida. Ou então que faça a troca de pontos acumulados por produtos, serviços e passagens aéreas, fazendo com que o cartão de crédito seja um grande aliado para sua economia.

Agora que você já sabe como usar o cartão de crédito, adote essas dicas, tenha uma vida financeira mais tranquila e evite sérias consequências advindas do endividamento, como restrição de seu nome em órgãos oficiais, como Serasa e SPC.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!