Pular para o conteúdo

Top 10 esportes mais praticados no Brasil

Anúncios

Nessa seleção, destacam-se os 10 esportes mais praticados no Brasil, segundo o Atlas do Esporte no Brasil, estudo mais abrangente realizado em 2003. Foram 30.413.206 participantes nacionais, incluindo atletas de fim de semana e profissionais. O esporte no país é praticado de diversas formas e é organizado por federações esportivas nacionais, sendo a principal delas o Comitê Olímpico Brasileiro.

 

10º ATLETISMO – 2,1 milhões de atletas

 

O esporte é muito popular no Brasil e em vários países como Jamaica, Quênia que dominam o jogo mundial. Por exemplo, o jamaicano Usain Bolt conquistou 8 medalhas em 3 Jogos Olímpicos e 11 medalhas no mundo, sendo considerado um dos maiores atletas da história. O atletismo é um esporte tradicional no país, e trazer medalhas olímpicas para o Brasil é rotina. No atletismo, os atletas mais populares são João Carlos de Oliveira, Adhemar da Silva, Maurren Maggi e Joaquim Cruz.

9º JUDÔ – 2,2 milhões de praticantes

 

É um esporte que teve origem no Japão e trouxe várias medalhas ao Brasil e ganhou imensa popularidade em todo o mundo. Nas Olimpíadas, o judô é praticado com orgulho por atletas de todos os continentes, mas vem caindo nos últimos anos, com exceção do Brasil, onde são 2,2 milhões de praticantes de judô. Esse é outro esporte habitualmente recomendado para crianças no Brasil e, por isso, amplamente praticado. O país teve uma tradição internacional crescente durante este período. As maiores figuras do judô da história são a campeã olímpica Sarah Menezes, Aurélio Miguel, Rafaela Silva e Rogério Sampaio. Atualmente, os campeões mundiais Thiago Camilo, João Deli, Luciano Correa, Meira Aguiar são os maiores representantes do Brasil.

8º SURF – 2,4 milhões de surf

 

O Brasil possui um grande território continental, por isso o surf se destaca, com praias de norte a sul. É um dos esportes mais populares do país, com muitos surfistas profissionais do Brasil competindo no ASP World Tour masculino e feminino. Exemplo disso são os campeões mundiais Gabriel Medina e Adriano de Souza, o mineirinho.

7º SKATE – 2,7 milhões de skatistas

 

Esporte radical originário da Califórnia, nos Estados Unidos, que faz muito sucesso no Brasil, é amplamente aceito pelos adolescentes e está relacionado à música e ao estilo.O skate ficou em sétimo lugar nesta seleção e é o 10º esporte mais praticado no Brasil. É um dos esportes mais populares do país, principalmente nas grandes cidades. Atualmente, o Brasil é um dos países com maior número de amadores e profissionais no esporte, sendo que a indústria de equipamentos, peças e confecções para skate ocupa o segundo lugar. Sandro Dias, um popular skatista brasileiro, é um dos poucos skatistas que consegue fazer o “900”.

6ª CAPOEIRA – 6 milhões de praticantes

 

O mais brasileiro de todos os esportes, atraiu polêmica, pois vários afirmam que se originou em Angola. A capoeira dançava entre os escravos no século XVII como forma de rebelião contra a dominação branca. No entanto, o que diferencia a Capoeira de outras formas de artes marciais é a sua musicalidade característica.

5º FUTSAL – 10,7 milhões de jogadores

 

Existem 10,7 milhões de jogadores de futsal no Brasil. Porém, em outras partes do mundo, o esporte não é tão forte e só é bem praticado na América do Sul. Muitas vezes, é o primeiro esporte que as crianças em idade escolar praticam como atividade física. O futsal ocupa o quinto lugar neste ranking e é o top 10 dos esportes mais populares no Brasil.

4ª NATAÇÃO  – 11 milhões de praticantes

 

A natação é popular no país e é um esporte geralmente indicado para crianças, um país de clima tropical que se desenvolveu dessa forma e produziu importantes ícones esportivos. De Romulo Arantes, Gian Maduga e Ricardo Prado nas décadas de 1970 e 1980 a Fernando Scherer e Gustavo Borges na década de 1990, os talentos da natação brasileira surgiram em grande número.

3º TÊNIS DE MESA  – 12 milhões de jogadores

 

O tênis de mesa é tão popular em casa quanto o pingue-pongue, que é a versão do tênis em quadra no país. O Brasil foi identificado como um dos países mais fortes no tênis de mesa em comparação com a América Latina.

2º VOLEI – 15,3 milhões de jogadores

 

Em relação às preferências, o vôlei é muito popular no Brasil hoje em dia. A principal competição nacional de vôlei é a Superliga Brasileira, que possui duas modalidades: vôlei masculino e vôlei feminino. Em retrospectiva, esse formato representa um dos mais bem-sucedidos do país, principalmente devido às excelentes atuações da seleção nos últimos anos. O país lidera o ranking da FIVB para ambos os esportes.

1º FUTEBOL – 30,4 milhões de jogadores

 

O futebol liderou o ranking e está entre os 10 esportes mais populares do Brasil, com 30,4 milhões de praticantes. Este país é a maior potência do futebol mundial, não só o país com mais prêmios, mas também o país que mais exporta atletas. A seleção já conquistou 5 Copas do Mundo e isso sem contar os títulos mais importantes. Além de ter sido casa de vários jogadores importantes que fizeram história, ainda deixa muitas marcas na história do futebol. Entre eles, o maior jogador da história do esporte, Pelé.

Carregando…

Divulgado calendário PIS/PASEP 2023