Pular para o conteúdo

Auxílio caminhoneiro: saiba tudo sobre os próximos pagamentos

Anúncios

Esse auxílio deve ser encerrado em dezembro, e os pagamentos estão sendo depositados. Saiba tudo!

O auxílio caminhoneiro foi criado em 2022 durante a PEC “Kamikaze”, bem como outros benefícios. O objetivo era furar o teto de gastos durante a eleição para conseguir mais votos crianças benefícios, portanto, não há garantias que o pagamento permaneça em 2023. Ademais, esse benefício se destina a caminhoneiros, mas não todos.

Para conseguir o auxílio, é preciso ser autônomo e seguir uma série de regras. Os pagamentos são de até mil reais por mês, e caem direto na conta escolhida pelo beneficiário durante o cadastro. Com o auxílio ainda valendo, há calendário disponível até o último mês desse ano.

Após essa breve introdução, vamos te trazer mais detalhes sobre esse auxílio e contar se ainda é possível receber alguma parcela, ainda que falte menos de um mês para a finalização dos pagamentos. Continue conosco e saiba como funcionar, de que maneira solicitar e sobre o último calendário!

Auxílio caminhoneiro, o que é?

Segundo o atual governo, o auxílio foi criado para que os caminhoneiros conseguissem arcar com os prejuízos da alta dos combustíveis, que durante o ano, foram pesados para a categoria. Assim, o auxílio foi criado para ser pago em seis parcelas de R$1.000,00 para aqueles que cumpriram as regras e solicitaram o benefício. Após o governo federal definir o número de beneficiários, os pagamentos começaram em 6 de setembro, com término previsto em 10 de dezembro.

Quem pode receber os pagamentos?

Os motoristas autônomos cadastrados até 31 de maio  no Registro Nacional de Transportes Rodoviários de Cargas (RNTR-C) da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) tem direito a benefício, portanto, ainda que você tente fazer o cadastro posterior não conseguirá receber a última parcela, por exemplo.

Além dos cadastros citados acima, o profissional precisa ter a Carteira Nacional de Habilitação e CPF regulares, sendo um profissional autônomo. Não há limites para a quantidade de veículos que possuir e uma lista é divulgada mensalmente pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Autodeclaração

Essa é uma etapa muito importante para quem busca pelo Auxílio Caminhoneiro, ou, Bem-Caminhoneiro e não teve operações de transporte neste ano, ou seja, até mesmo aqueles que estão fora do mercado tem direito ao benefício. Se este é o seu caso, acompanhe como fazer o documento a seguir.

Para os motoristas de caminhão, o governo criou um site para que o benefício seja solicitado, e é possível fazer a Autodeclaração do termo de Registro através do Portal Emprega Brasil ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.

Como o benefício é pago?

Para os trabalhadores que não tem conta na Caixa, uma poupança digital será aberta em seu nome. Essa conta gratuita e digital é denominada Caixa Tem, sendo criada para que os principais benefícios forem pagos, como Auxílio Brasil ou Auxílio Gás. A conta é movimentada através do aplicativo do mesmo nome, e o usuário não arca com tarifas de uma conta comum, por exemplo.

Através da poupança digital o usuário faz transferências, PIX, saques sem cartão e ainda pode solicitar empréstimos e outros serviços sem sair de casa. Entretanto, o caminhoneiro que possua o Cartão Cidadão ou é beneficiário de outro programa social, irá receber os valores na mesma conta.

É importante destacar que os beneficiários devem ficar de olho nos pagamentos, já que os valores caem de forma automática em contas já existentes. Se, por exemplo, o beneficiário não movimente a conta em 3 meses, todos os valores depositados serão recolhidos pelo Tesouro Nacional e você perde o direito de usufruir do benefício que tem por direito.

Posso ainda solicitar o benefício?

A resposta é sim! Mas, o caminhoneiro que ficou sabendo de última hora ou precisa de algum valor financeiro para ajudar nas contas de fim de ano, pode solicitar pelo benefício até 28 de novembro, desde que tenha cumprido com todas as outras regras citadas acima. 

O prazo que destacamos é para fazer a autodeclaração e receber o pagamento, entretanto, saiba que você não receberá um valor acumulado das últimas seis parcelas, somente a última, com data marcada para 10 de dezembro. Portanto, fique atento quanto aos documentos solicitados e tente por seu benefício, ainda que seja somente uma parcela disponível àqueles que fizerem o cadastro tardio, por exemplo.

Auxílio caminhoneiro: últimas parcelas

Mais de 686 mil profissionais autônomos irão receber as duas últimas parcelas do auxílio caminhoneiro, a serem pagas em novembro e dezembro. A relativa ao mês 11 foi depositada em 19 de novembro, e a sexta parcela no dia 10 do próximo mês. Veja como foi o calendário do auxílio caminhoneiro:

 

Parcela Data de pagamento Cadastro ativo ou autodeclaração
Julho e agosto 9/8 (valor em dobro) até 22/7
Julho e agosto (repescagem) 6/9 (valor em dobro) até 29/8
Julho, agosto e setembro (repescagem e terceira parcela) 24/9 (valor triplo ou apenas da terceira parcela) até 12/9
Outubro 18/10 até 7/10
Novembro 19/11 até 7/11
Dezembro 10/12 até 28/11

Fonte: Agência Brasil

 

Se ainda haver dúvidas quanto ao pagamento do benefício, é possível entrar em contato com a Central de Atendimento Alô Trabalho, através do 158 ou ligue no atendimento Caixa ao Cidadão, pelo número 111. Os números são somente para informações, não para solicitação do benefício, ok?

E o Auxílio Taxista?

Criado nos mesmos moldes, o benefício para os taxistas autônomo também será encerrado em dezembro. É importante ressaltar que, diferentemente dos caminhoneiros, os taxistas já tinham seus cadastros automáticos, portanto, se você ainda não recebeu os valores, é porque não tem direito mesmo.

Isso acontece porque é obrigatória a atualização cadastral desses profissionais nas prefeituras, facilitando o processo e evita a necessidade de buscar pelos órgãos responsáveis para confirmar o benefício, por exemplo. Ademais, saiba que o último pagamento da categoria também está marcado para o dia 10, e não há expectativa se os auxílio irá continuar no próximo ano.

Carregando…